A era da incerteza econômica

Uangoo
3 min readNov 17, 2022

--

Dando sequência ao nosso estudo sobre economia, no meu último texto eu expliquei como as decisões — de empresas e governos — afetam a vida das pessoas, e como esse efeito pode ser mensurado por meio da análise de dados. Os dados possibilitam aos formuladores de políticas públicas entenderem o contexto socioeconômico do período, assim ficam mais bem preparados.

O mesmo problema se estende aos donos de empresas que, em um momento econômico conturbado, encontram-se em um ambiente de extrema incerteza, sentindo a dificuldade para fazer escolhas, dado o conjunto de variáveis que precisam ser analisadas simultaneamente. É nessa lacuna que a Uangoo se insere, oferecendo uma assessoria especializada em dados, que tem o objetivo de orientar os clientes a tomarem sempre as melhores decisões com base nos dados das suas empresas.

Assim, saber correlacionar todas as informações disponíveis se torna uma arte, pois a partir das informações, é possível construir previsões, seja de negócios ou de política econômica. Nesse sentido, se o cenário for de incerteza econômica, você sabe como ele pode afetar a sua empresa e a sua vida?

No Brasil existe um indicador que busca mensurar o grau de incerteza presente no mercado, chamado de Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br). Esse indicador foi criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para divulgação mensal, e é composto por dois outros indicadores:

  1. Indicador de Incerteza na Mídia (IIE-Br-Mídia): Mede a incidência de termos relacionados à incerteza em artigos publicados em seis dos principais jornais do país. Aproximadamente 30 mil notícias são analisadas por mês.
  2. Indicador de Dispersão de Expectativas (IIE-Br-Expectativas): Elaborado com base na dispersão das previsões de especialistas para três variáveis macroeconômicas: a taxa de câmbio, a Selic e o IPCA acumulado para os próximos 12 meses.

O Indicador de Incerteza da Economia desempenha um papel fundamental na sociedade, pois, em um cenário com alto grau de incerteza, os impactos gerados são sentidos tanto pelas empresas quanto pelas famílias, afinal, o sentimento de incerteza faz com que as pessoas controlem o desejo em consumir e tentem poupar mais. Por isso, se você for um empresário e estiver se deparando com as pessoas consumindo menos, devido ao alto grau de incerteza na economia, provavelmente sua empresa precisará demitir funcionários para cortar custos, aumentando ainda mais o sentimento de incerteza, que acaba se retroalimentando.

É preciso também considerar o cenário internacional: temos, em uma ponta, a China, passando por um período de lockdown em seu principal centro industrial, o que poderá prejudicar o fornecimento de insumos às empresas espalhadas pelo mundo que são dependentes dos produtos chineses.

Na outra ponta temos os EUA, que recentemente tiveram as midterms (eleições de meio de mandato) que deram uma vitória apertada no senado ao governo Biden, para que consiga governar durante os próximos dois anos do seu mandato. Isso sem contar o futuro incerto que a guerra entre Rússia e Ucrânia pode tomar.

Já no cenário nacional, a incerteza quanto à futura equipe econômica do governo Lula, somada à sua estratégia de conciliar os interesses do mercado com os problemas sociais, geram apreensões sobre qual será o orçamento do próximo ano, este que poderá furar o atual teto de gastos, caso ele não seja revisto.

Dado esse contexto da economia global, e os problemas da economia doméstica, tudo isso faz com que o sentimento de incerteza gerado aumente. Então, caso você perceba que o momento está gerando esse sentimento em você, não se desespere — me chame no Linkedin e vamos marcar uma conversa para que eu possa entender mais sobre o seu negócio e achar um meio de ajudar da melhor forma.

Por Jeferson Delavusca

--

--

Uangoo

Consultoria Empresarial para Pequenas e Medias Empresas