Se a sua empresa está em processo de crescimento, é necessário saber sobre os indicadores de desempenho e como criá-los.
Pois bem, neste artigo vamos entender:
- O que são indicadores ou KPI Indicators;
- O que são métricas;
- Quais ferramentas usar.
- O que são indicadores ou KPI Indicators
Um indicador é um direcionador (uma seta, um ponteiro) ou qualquer parâmetro que ajuda a empresa a mensurar o sucesso — a proximidade ou a distância em que está do seu objetivo — de acordo com as estratégias utilizadas.
Para facilitar o entendimento, você pode relacionar a criação de um indicador com o processo de compra de um carro. A compra de um carro depende de alguns critérios, por exemplo, você pode querer um carro que seja econômico. Então, para isso, você vai se interessar em entender as variáveis que tornam o carro econômico. O fator “ser econômico”, nesse caso, é o indicador principal para você comprar o carro, ou seja, ele que ajuda a selecionar e a tomar a decisão para chegar no seu objetivo que é comprar um carro.
Isso significa que, numa empresa, antes de ser criado o indicador, é necessário estabelecer o objetivo ou a finalidade deste indicador. Para uma empresa que tem o objetivo geral de crescer, alguns outros objetivos são importantes: a) aumentar as vendas; b) reduzir o custo; e c) atrair mais clientes.
Ao se perguntar como alcançar esses objetivos, você terá caminhos para criar indicadores de desempenho. Então, resumindo (só para garantir que ficou compreensível): um Indicador de Desempenho, é como se fosse um ponteiro, uma seta, um gráfico, que nos ajuda a perceber o quão longe ou perto estamos do objetivo que traçamos.
Mas a questão que fica agora é: de onde saem as informações dos indicadores? A resposta está nas métricas.
- O que são métricas
Já aprendemos que os indicadores mostram o quão perto ou distante a empresa está de alcançar o seu objetivo. Agora vamos compreender as métricas como os insumos que alimentam os indicadores, ou seja, as métricas são as variáveis que usamos para criar um indicador.
Um exemplo: para fazer a escolha do lugar em que vamos morar, precisamos levar em conta vários aspectos. Alguns deles podem ser a proximidade com supermercado, farmácia, restaurante, posto de gasolina, ponto de ônibus, e também a segurança. Cada uma dessas variáveis calculadas individualmente são consideradas métricas. E se elas forem unificadas, podem criar um indicador que vai ajudar a tomar a decisão sobre morar ou não num determinado bairro.
Para uma empresa em crescimento, o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), tem sido um dos primeiros indicadores a ser determinado, para a empresa entender o quanto precisa investir para conquistar mais clientes. Embora a composição do CAC possa variar bastante de empresa para empresa, algumas métricas são quase que lineares em todos os casos, como por exemplo, o custo da ligação, o custo do anúncio de acordo ao canal utilizado, o custo de transporte quando necessário — essas são algumas métricas que, quando unificadas, formam o Custo de Aquisição de Cliente.
- Quais ferramentas usar
Existem muitas ferramentas disponíveis para a criação de indicadores de desempenho.
Em um nível básico, a minha sugestão é começar pelo Excel ou pelo Google Sheets. Há uma gama de instrutores pela internet, em vídeos e cursos, que ensinam como criar as métricas, os indicadores e os gráficos deles.
Mas se a sua empresa se encontra num estágio em que já tem alguns indicadores criados, o ideal é terceirizar para uma empresa de Análise de Dados, como a Uangoo. Numa primeira fase, a empresa vai recriar os seus indicadores no Power BI, contribuindo na implementação da Cultura Data Driven, que irá acelerar a geração de informações relevantes para a tomada de decisão com base nos dados.
Por hoje fico por aqui. Tenho plena consciência de que não consegui sanar todas as dúvidas sobre como criar indicadores de desempenho, mas vou seguir preparando conteúdo sobre esse tema. O próximo artigo será sobre “5 Passos Essenciais para a criação de Indicadores de Desempenho”, em que vou falar dos tipos de indicadores e da metodologia SMART, que é muito usada no mercado para a criação de indicadores.
Agora que você entende melhor, sobre o que tratamos neste artigo, já pode entrar em contacto com a gente e ver quais são as opções de trabalho que oferecemos. Basta acessar a nossa página Planos e Preços
Por hoje, ficamos por aqui. Neste link você encontra o estudo de caso que originou este artigo, com um Dashboard e vídeo explicativo. Comente, compartilhe e pergunte.
Por